...contariam, de certeza, muitas histórias.
Mas como não falam, e não queremos que a memória da nossa Escola se perca, criamos este local onde todos são bem-vindos.
Esperamos que todos os que por aqui passaram (alunos, professores e funcionários) deixem qualquer coisa que nos ajude a construir esta memória e a manter a alma desta casa.
Área de Projecto 12º5 

Colabore connosco. Contacte-nos para
 se.estas.paredes.falassem1205@gmail.com

8.5.09

A ACADEMIA DE BRAGA E O 1º. DE DEZEMBRO




















"A grande festa da academia de Braga, celebrada pelos alunos do Liceu Nacional de Sá de Miranda, era o 1º de Dezembro.Logo de manhã, o centro da cidade enchia-se de capas negras, adornadas com “tufos” de fitas multicolores oferecidas pelas colegas, amigas, namoradas e irmãs.Havia bombos e até os burricos do Bom Jesus desciam à cidade para alegrar a festa.Compravam-se os maiores nabos que apareciam no mercado e percorriam-se as ruas da cidade cantando e “berrando” bem alto o grito académico, como forma de agradecer o bom acolhimento das populações e como que um pedido desculpas pelos transtornos causados pelas brincadeiras e algumas partidas que se faziam.È que no dia seguinte de manhã, apareciam muitas tabuletas trocadas!À noite, tinha lugar no Teatro Circo, a Récita de Gala levada a cabo pelos alunos do Liceu com a colaboração de alguns professores.A Récita abria com o Orfeão do Liceu dirigido pelo Professor de canto coral, Dr. Altino Ferreira. Seguia-se a exibição da Classe de Ginástica orientada pelo professor de ginástica, Sr. Nuno de Morais.Representavam-se depois alguns quadros históricos e patrióticos, bailados, bem como outros de carácter mais divertido, sempre sob a supervisão dos professores.Terminada a récita, as meninas recolhiam a casa ou aos lares, enquanto os rapazes se dirigiam às várias “tasquinhas” da cidade onde iriam saborear o “arroz de frango de cabidela”.De notar que os frangos para o arroz tinham sido previamente obtidos, nas noites anteriores, em algumas capoeiras, sobretudo de casas menos precavidas, enquanto o vinho era oferecido por algumas mercearias ou doçarias, já que as semanadas eram então muito curtas.Finda a ceia, havia sempre o cuidado de levar a casa alguns colegas que, por se sentirem algo indispostos, não conseguiriam lá chegar sozinhos.Mas no dia seguinte às nove horas, lá estávamos todos nós, com mais ou menos sono, a entrar nas salas de aula.Era assim naquele tempo a festa académica em Braga. . . . ."

Sem comentários:

Agradecimentos

Muitas pessoas nos ajudaram neste projecto. Os nossos agradecimentos para:
Dr Alberto Ferreira
Padre António Rodrigues
Arq Bernardo Távora
Drª Eulália Lima
Drª Fátima Costa
Drª Fátima Martins
Dr Joaquim Loureiro de Amorim
Dr Luís Cristóvam
Eng. Mário Palmeira
Dr Raul Rodrigues
e às funcionárias D. Palmira, D.Cristina,D. Luzia e Ana, e ao Sr. Luis, que nos entregavam os computadores e que nos ouviam as reclamações quando eles não funcionavam
e à D. São que nos arranjou sempre uma sala quando ficávamos sem local para trabalhar.
À Rita (funcionária do CE) que nos recebeu e nos ajudou sempre que necessitamos.

Arquivo